Você está sabotando sua presença de liderança? Saiba o que fazer

Ter uma presença de liderança, expressão comumente utilizada no universo corporativo,  significa reunir um conjunto de características que ajudam o líder a comandar e engajar os liderados. Algumas delas são comprometimento, agilidade e equilíbrio emocional para entregar resultados satisfatórios.

O líder precisa conciliar as necessidades da empresa, colaboradores, clientes e parceiros, além de suas próprias. A falta de preparo para essas responsabilidades acarreta consequências que sabotam sua liderança, como estresse, queda na produtividade, conflitos que ficam sem resolução, falta de credibilidade interna e engajamento junto à sua equipe.

Essas falhas prejudicam o seu lado profissional e trazem, inclusive, malefícios para a sua saúde mental e física. Quer saber como corrigi-las? Confira, abaixo, o que fazer para não sabotar a sua presença de liderança!

Faça uma pausa com propósito

Escolha um período do dia para fazer uma pausa com propósito, com um objetivo específico, de preferência em momentos de estresse e ansiedade. Assim, você pode utilizá-lo para repor as suas energias ou colocar os seus pensamentos em ordem para posteriormente voltar ao trabalho com mais afinco.

Antes de uma reunião, reserve de 20 a 30 minutos antes do evento para se preparar. Respire fundo, contando 10 respirações, e visualize um ser muito consciente, pacífico e habilidoso. Busque refugiar-se nessa pessoa para se manter tranquilo mesmo que o tema da reunião seja conflituoso.

Use o estresse como um sinal

Ficar horas tentando resolver uma situação é estressante, o que faz com que você não consiga se concentrar e usar todo o seu potencial para solucionar o impasse. Por isso, é recomendável prestar atenção nos seus níveis de estresse no decorrer do dia e os utilizar como referência para fazer as suas pausas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre de estresse em algum momento da vida, tendo complicações físicas e comportamentais por causa disso.

Insistir em continuar trabalhando sem obter sucesso e estressado pode gerar mais estresse não só em você, mas também na sua equipe, e facilitar brigas e desentendimentos, levando o seu foco para outras coisas que não a resolução do problema inicial.

Note os padrões de pensamento durante as pausas

Preste atenção nos seus padrões de pensamento durante as pausas — isso lhe ajuda a entender melhor o seu comportamento e agir para neutralizar as falhas que estão sabotando a sua presença de liderança.

Caso tenha pensamentos relacionados à raiva ou irritação, não diga ou faça qualquer coisa na hora. Observe a sua respiração até se acalmar, tentando relaxar e restaurar-se antes de tomar uma atitude. Dessa forma, você evita tomar decisões erradas e que prejudicam sua performance profissional.

Familiarize-se com pensamentos reativos habituais

Aprimorar o autoconhecimento é imprescindível para lidar bem com as suas emoções. Para isso, familiarize-se com os pensamentos reativos habituais, que são os primeiros a surgirem na sua cabeça em qualquer situação, e deixe de agir sem fazer uma reflexão do que está acontecendo.

Por meio disso, você pode ter mais autocontrole sobre as suas projeções mentais e emocionais, aprendendo a gerenciar melhor os problemas pessoais e profissionais com maior harmonia, inteligência e precisão.

Utilize o mindfulness e a prática da atenção plena

Mindfulness é definido como um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas atividades e sensações do presente. Essa prática usa técnicas de meditação para treinar o seu cérebro a alcançar melhores resultados nas tarefas realizadas, além de modificar a forma como você administra e reage diante de situações estressantes.

Em entrevista dada à revista Psychology Today, Jon Kabat-Zinn, PhD e Diretor da Clínica de Redução de Estresse, na Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, explica que meditar faz com que o praticante acabe com o estresse sem esquecer-se da sua ”dor”, ou seja, mantendo o foco na resolução dos problemas e objetivos.

Para aplicar o mindfuldness de maneira eficiente e manter a sua presença de liderança, é essencial contar com ajuda especializada, com profissionais capacitados para direcionar a sua concentração.

Quer saber como o mindfulness pode ajudar a ser um líder bem-sucedido? Entre em contato com a Call Daniel e descubra o que fazemos por você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *