Smartphone: distração ou ferramenta de produtividade?

LISA EVANS levanta aqui esta questão: NOSSOS SMARTPHONES estão TIRANDO o NOSSO FOCO.

distracao

Os locais de trabalho modernos estão cheios de distrações.

No entanto nada está nos distraindo mais que nossos próprios smartphones. Um estudo feito pela Ricoh Americas Corp. em 2014 constatou que mais de três quartos dos funcionários são distraídos por seus celulares nos ambientes profissionais. 67% enviam textos e 61% têm pelo menos uma ligação pessoal por semana.

De acordo com outro estudo recente da LISTEN pela RealNetworks, as mídias sociais e os aplicativos de mensagens são as duas principais distrações no local de trabalho. O estudo entrevistou mais de 1.200 norte-americanos de várias profissões e revelou que 38% dos trabalhadores utilizam seus telefones celulares no local de trabalho para verificar os feeds de mídia social e quase três quartos dos trabalhadores (68%), para se manterem em contato com os amigos.

 

POR QUE estamos nos permitindo esta distração?

De acordo com um recente estudo realizado pela Microsoft, atualmente nossa atenção focada é de cerca de apenas oito segundos (era de 12 segundos em 2000). Alex Cequea, ex-editor-chefe do iPhone Life Magazine, diz que os smartphones são realmente “a porta de entrada para intermináveis ​​horas de procrastinação.”

 

Smartphones são a porta de entrada para Intermináveis ​​Horas De Procrastinação

 

“Eu já vi até o mais produtivo dos funcionários sucumbir a esta fonte de entretenimento sem fim, atualmente tão ao nosso alcance”, diz Cequea. A disponibilidade constante de informação e entretenimento tira proveito de nossas mentes, que facilmente se distraem.

 

Os Smartphones nos distraem dos desafios

“É comum procurarmos uma distração para escaparmos dos grandes desafios intelectuais”, diz Cequea. O problema é esta “fugidinha” apenas prolonga a execução da tarefa quebrando o nosso ritmo e foco, tornando-se mais difícil sua conclusão. “Pessoas com disciplina suficiente para enfrentar um problema ou permanecer numa zona de desconforto, provocada por um grande desafio, geralmente alcançam mais sucesso em longo prazo”, diz Cequea.

 

Um remédio para o tédio

Enquanto os grandes desafios nos incentivam a dar “uma escapada”, o descompromisso das conversas via smartphone nos estimulam a recorrer a esta distração.

 

Os telefones são um calmante

Algumas pesquisas indicam que determinadas profissões provocam maior distração do que outras. Medicina e finanças foram classificadas como as que mais se distraem por telefones celulares no local de trabalho. O estresse pode ser uma razão para isso. “A mídia social pode atuar como um calmante para alguns profissionais que atuam em empregos altamente exigentes, pois eles tendem a trabalhar longas horas consecutivas e esta pode ser uma fuga rápida”, diz Lanna Apisukh, gerente de marketing sênior da RealNetworks.

 

COMO SUPERAR a DISTRAÇÃO do SMARTPHONE?

É possível usar beneficamente o tempo do smartphone com algo mais produtivo. Existem milhares de aplicativos disponíveis que oferecem listas de tarefas, calendários e lembretes para mantê-lo focado. Esses aplicativos podem ajudar a dissuadi-lo no uso do telefone para mídias sociais ou tarefas sem relação direta com o trabalho. “Estamos visualizando a necessidade de mais aplicações baseadas na produtividade e possivelmente ferramentas dos próprios empregadores para seus funcionários usarem no smartphone”, diz Apisukh.

 

Faça pausas 

Apisukh diz que é importante reconhecer que as distrações são um problema e implementar formas de ajudar os funcionários a manterem-se produtivos e focados. Quem sabe incentivando os funcionários a se levantarem periodicamente para esticar as pernas em vez de recorrerem ao seu telefone para uma pausa. Ou lançar aplicativos de produtividade e implementá-los em toda a empresa para transformar os dispositivos em algo mais orientado para o trabalho, mesmo sendo algo para uma pausa.

 

Desligue toques, alertas e notificações

Se você é do tipo que corre para olhar a cada bipe do seu telefone, pode ser necessário desligar os sons e notificações. Desligue seu e-mail, Facebook, Twitter e outras notificações de mídia social. Você sempre vai poder relacionar-se com seus amigos mais tarde, fora do trabalho, certo?

 

A Call Daniel oferece treinamentos corporativos para gestão do tempo usando a metodologia GTD que proporciona mais produtividade com menos estresse. Leia mais sobre os benefícios de um treinamento aqui.

{{cta(‘261eb9ed-443a-4072-b7e9-f2ef8412474a’)}}

Abraços,

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 

Imagem: kollega.se
Tradução/inspiração livre: FastCompany

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *