Ready for anything – Princípio 21 – Perspectiva é a mercadoria mais valiosa do planeta

Esta é a reflexão da semana do David Allen, traduzida livremente por Thais Godinho do livro “Ready for anything”…

Isso é continuação do princípio da semana passada: uma mudança no foco equivale a uma mudança nos resultados. As prioridades do seu trabalho atual (e as ações que você vai focar) podem mudar – e provavelmente vão – daqui a 18 meses. Colocar as coisas sob um contexto diferente pode gerar soluções e ideias. Uma simples mudança de ponto de vista pode alterar as circunstâncias para a mais poderosa das experiências positivas. Um infinito número de coisas no universo está contido apenas por causa da sua atitude e altitude.

 
readyFORanything.jpg 

Saia dessa para uma melhor! David diz: “Muitas vezes, eu não sou tão esperto quanto eu gostaria. E, na maior parte do tempo, eu realmente não estou desse jeito. Então, se eu realmente quero melhorar o trabalho que eu faço na minha vida e a mim mesmo, a coisa mais esperta a se fazer é capturar pensamentos, expressões e ideias enquanto eu estiver em um estado mais elevado de auto-consciência, porque então eu posso usar esses gatilhos para me informar, me elevar e me direcionar quando eu não estiver, digamos, tão afiado.”

 

Isso significa capturar uma ideia que possa ser útil quando eu a tenha, porque pode ser que ela não apareça para mim de novo. Eu posso estar caminhando na praia e pensar em uma maneira muito legal de explicar um determinado ponto em um treinamento – preciso escrever isso assim que eu tiver papel e caneta em mãos. Ou então posso estar dirigindo e penso em algo adorável e criativo que gostaria de fazer – assim que eu parar no próximo farol, eu pego meu bloquinho e caneta e escrevo essa ideia. 

 

O que é traiçoeiro nesses casos é que, muitas vezes, eu me deixo levar achando que, porque a ideia é tão obviamente boa na hora, eu obviamente não vou esquecê-la depois. Bom, claro: até surgir a próxima ideia maravilhosa, criativa e surpreendente na sequência. E outra: quando eu estou bem – quando todos os estados mentais positivos estão reunidos – parece que o mundo estará sempre daquela forma, mas não. Não estará sempre daquela forma. E eu preciso me preparar para quando não estiver. Mas justamente porque nós somos seres pensantes, esperto e sabemos disso, podemos nos preparar para essas situações.

 

David: “Se você for como eu, vai querer desenvolver essa habilidade. Se eu estiver ministrando um seminário, vou querer ser lembrado de como explicar de forma melhor aquele ponto cuja ideia me veio enquanto estava caminhando na praia. Quando eu não estiver me sentindo muito legal, quero poder acessar meu conjunto de afirmações pessoais e lê-las, pois assim sei que poderei elevar meu foco e energia.”

 

Cuidado! A felicidade pode acontecer a qualquer momento. Desenvolva o hábito e encontre as ferramentas que você precisa para agarrar as coisas boas quando elas vierem até você. Então traga esses resultados de volta à porta da sua mente quando você puder ou quiser fazer melhor uso deles.

 

Por sinal…

 

– Como você pode tirar melhor vantagem da mais desafiadora situação que você tem hoje?

– Qual a coisa mais inspiradora que você escreveu ou leu hoje? Como você consegue tirar mais valor ainda disso?

– Qual foi a melhor coisa que aconteceu com você nos últimos dias? O que você poderia fazer para ter algo assim acontecendo de novo?

 

Boa semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *