Porque? Como? O que? A receita do sucesso.

 

Simon Sinek codificou, de maneira simples, como grandes líderes inspiram ação. Neste artigo trago um pequeno resumo da ideia, o círculo dourado e o link para o vídeo no TEDx.

Essas conclusões de Simon vieram de estudos da biologia. Isso mesmo, biologia. O círculo de ouro exemplifica o processo mostrando a relação entre nossos processos mentais – Racional, emocional e líbico (comportamental).

Os grandes líderes inspiram a ação porque possuem um padrão de comunicação diferente da maioria esmagadora de nós. Este, se não for o único, certamente é o seu maior triunfo. Todos nós pensamos, agimos e comunicamos na sequência do mais simples para o mais complexo. Os líderes não. Eles primeiro dizem “Por que faço?”, depois “Como faço?” e somente por último “O que faço?”. Sinek diz que esta deve ser provavelmente a ideia mais simples do mundo, mas faz toda a diferença.


A Apple não teria o mesmo sucesso se nos dissesse assim: Nós fazemos ótimos computadores, quer comprar um? Eles são lindamente projetados e fáceis de usar porque possuem uma interface amigável. Nós pensamos diferente. Ela inverteu a ordem da informação para comunicar melhor. Para mostrar de maneira mais eficiente sua mensagem/ideia. Ela diz assim:

  1. Nós da Apple acreditamos que somos e pensamos de maneira diferente.

  2. Desafiamos o comum, fazendo produtos muito bem planejados, fáceis de usar com uma interface amigável.

  3. Fazemos excelentes computadores para você. Quer comprar um?

     

Isso prova que as pessoas não compram o que você faz, mas porque você faz.


Você não vende para quem precisa de seu produto ou serviço. Vende para quem acredita no que você acredita. Comunicando de fora para dentro (do círculo de ouro) transmitimos volumes de informação, mas não influenciamos o comportamento. As pessoas podem concordar racionalmente com o que você diz, mas “sentem” que não está certo.


Os grandes líderes inspiram a ação movimentando-se assim: 1º. Por que faço (porque saio da cama todos os dias e porque alguém devia se importar com isso), 2º. Como faço e 3º. O que faço. Isso explica como as pessoas, mesmo possuindo os mesmos recursos e oportunidades conseguem diferentes resultados. Se você puder entender isso e operar desta maneira a partir de agora, muita coisa vai mudar.

 

Assista o vídeo com a apresentação completa deste conceito e deixe seus comentários no blog.


Abraços

Marcia Cristina Sisi

Especialista em gestão do tempo e produtividade

 

 

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