GTD + Outlook + OneNote


Existem muitas ferramentas que podem ser úteis para o GTD. Se você já assimilou o método e sente que está no controle, mantendo a disciplina e incorporando bem os novos hábitos, chegou a hora de escolher suas melhores ferramentas. Algo já consagrado no mercado ou no seu dia-a-dia pode transformar-se em sua melhor ferramenta para GTD. Prefira as que já conhece e domina, mas não deixe de dar uma olhadinha nas novidades de vez em quando.

 

 

Rasgando seda deliberadamente vou logo apoiando o uso do One Note. Principalmente para os novatos em GTD. Minha justificativa é simples: no começo da implementação do método GTD enroscamos em muitos pontos de dúvida. Qual o melhor nome, o melhor local ou agrupamento…  sem perceber paramos todo o processo tentando decidir isso. Escolher o melhor exige um bom planejamento e muita tentativa e erro. Pode ser preciso refazer tudo. Quanto mais simples for para mudar tudo, melhor. 

 

É neste ponto que o OneNote me agrada tanto. Literalmente tudo que eu for criando e decidindo pelo caminho poderá ser renomeado ou realocado muito facilmente. Basta mirar a seta do mouse, clicar e arrastar para o novo local. Esta facilidade está dentro da página do OneNote também. Você pode digitar em qualquer posição da página e depois ir movendo estas caixas de texto para outras posições. Fora o fato de que ele vai salvando tudo automaticamente, não tem botão salvar.

 

Além desta grande facilidade inicial ele conversa com o Outlook. Esta integração permite usar as suas @listas e calendário monitoradas no Outlook com todas as possibilidades de arquivamento organizado de dados e referências que montar no Onenote. Você pode encaminhar seus e-mails para o OneNote e também as anotações do Onenote para as tarefas do Outlook.

 

no outlook

no OneNote

 

Se você domina o inglês poderá beneficiar-se com o artigo sobre OneNote do LifeHacker ou até um guia do próprio David Allen sobre Outlook, vendido no site dele. Veja um exemplo do guia aqui, para outlook 2010. Se prefere os tutoriais em português pode voltar a este espaço da Call Daniel com frequência para ir baixando os nossos. Enquanto isso aproveite para dar uma olhadinha neste vídeo em português sobre “Como organizar informações no OneNote”. O vídeo  é da versão 2010.  Mais explicações sobre a nova versão 365, você vê aqui http://www.onenote.com .

 

 

Esperamos que estas sugestões tenham ajudado você. Precisando de algo especial, comente no blog ok?

Veja mais artigos nossos sobre OneNote clicando aqui.


Artigo escrito em colaboração por Daniel Burd e Marcia Sisi

Especialistas em Produtividade e Gestão do Tempo da Call Daniel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *