É possível meditar com os olhos abertos?

Quando pensamos em meditação, logo vem à mente a imagem de uma pessoa concentrada, sentada e com os olhos fechados. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, é possível meditar com os olhos abertos e obter os mesmos benefícios da meditação mais convencional.

De acordo com o site Huffington Post Australia, um adulto médio tem aproximadamente 90.000 pensamentos por dia e cada um deles gera um tipo de resposta no corpo. Por isso, muitos têm buscado alternativas para diminuir o ritmo frenético na vida atual, porém, nem sempre é possível se trancar em um ambiente isolado para praticar a meditação.

Confira o post de hoje e saiba mais sobre a meditação com os olhos abertos e as suas vantagens!

A meditação

Pode parecer estranho imaginar alguém meditando com os olhos abertos. Muitas pessoas preferem a prática com os olhos fechados pela facilidade de concentração e de se atingir o estado de atenção plena, porém, nem sempre estamos em um ambiente reservado, dessa forma, a meditação com os olhos abertos passa a ser uma alternativa.

É importante lembrar que um método não é melhor do que o outro. O importante é escolher o que mais se encaixa ao seu estilo de vida e qual deles traz mais benefícios a você.

A facilidade e praticidade de se meditar com os olhos abertos

Uma das vantagens dessa modalidade de meditação é poder praticá-la em quase todos os lugares e a qualquer momento. Esse conceito também é incorporado pelo Mindfulness, técnica que capacita os praticantes a focar a atenção na situação presente, usando técnicas de meditação, ioga e respiração. Ao praticar a meditação de olhos abertos, é possível incluí-la em sua rotina diária.

Por poder ser praticada até mesmo no escritório, a meditação de olhos abertos é muito acessível e pode trazer benefícios diários e resultados a longo prazo à sua saúde.

A meditação no ambiente corporativo

Os termos produtividade e eficiência estão muito relacionados ao ambiente corporativo, contudo, a meditação não traz benefícios apenas para executivos e líderes nas empresas, mas para todos.

Em nossa sociedade, existe o hábito de iniciarmos tarefas após tarefas sem nos prepararmos para elas, o que prejudica a concentração e a eficiência, pois dividimos nossa atenção entre muitas coisas, não desenvolvendo nenhuma delas com excelência.

Nesse contexto, a meditação de olhos abertos é ideal, já que pode ser praticada em sua mesa de trabalho antes do início do expediente, ou em uma sala de reuniões enquanto se aguarda os demais participantes de uma conferência por exemplo, sem que seja percebida, proporcionando o equilíbrio, bem-estar e a tranquilidade muitas vezes perdida na correria do dia a dia.

O foco de concentração pode ser a própria parede branca do ambiente, uma gravura ou um objeto na mesa; esse foco também pode estar na própria respiração.

De acordo com especialistas, a meditação estimula o córtex pré-frontal, fazendo com que o indivíduo desenvolva um raciocínio mais rápido e analítico. Por esse motivo, ao meditar, o praticante começa a prestar mais atenção ao momento que está vivendo e à tarefa que está executando, melhorando a sua capacidade de concentração.

A meditação no combate à ansiedade

O estilo de vida de um indivíduo médio, que inclui trabalho, família, relacionamentos amorosos, filhos, finanças e tantas outras questões, acaba gerando uma sobrecarga das emoções, provocando um estado até mesmo constante de estresse e ansiedade.

Porém, estudos têm comprovado que a prática da meditação diminui o estresse e auxilia os praticantes a lidarem melhor com os desafios cotidianos.

Apesar de ser voltada para a mente, é comprovado que o hábito de meditar colabora com a diminuição de problemas físicos como doenças cardíacas e pressão arterial alta. Dessa forma, os benefícios para o bem-estar vão além do lado emocional.

Agora que você já sabe que é possível meditar com os olhos abertos e conhece alguns dos benefícios dessa prática, compartilhe esse artigo com seus colegas de trabalho, familiares e amigos, divulgando a importância dessa atividade para a qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *