Controle mental: como fazer isso no trabalho?

A saúde mental é um tema muito em voga na atualidade. A modernidade tem exigido que homens e mulheres trabalhem cada vez mais. Isso faz com que algumas pessoas se esqueçam do cuidado consigo, o que acarreta tanto problemas físicos quanto psíquicos.

Conciliar carreira e vida pessoal tem se tornado um desafio cada vez maior para profissionais de diversas áreas. Por vezes, é difícil saber o que priorizar e como fazê-lo.

O controle mental tem se tornado um forte aliado para quem deseja manter o equilíbrio e melhorar sua qualidade de vida. Acompanhe o texto e saiba como se beneficiar desse método em várias esferas!

Use o controle mental para evitar o estresse

Atingir metas, ser produtivo (fazer mais com menos), responder a superiores e clientes o mais prontamente possível, superar expectativas etc. Esses potenciais estressores acabam afetando, de forma indesejada, a performance de um profissional.

O autocontrole, que, segundo o psicólogo Daniel Goleman, pode ser conquistado através da inteligência emocional, ajuda a superar tais desafios e atingir os objetivos. Isso sem que o corpo padeça e que o estado emocional fique prejudicado.

Atente-se para algumas práticas

O controle mental é resultado de mudanças de hábitos e de disciplina. Alcançá-lo não é fácil, mas é recompensador. Listaremos, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a atingir esse objetivo e aprimorar seus resultados.

Controle da respiração

Respirar é um ato tão comum que não pensamos nele na maior parte do tempo. Porém, em uma crise de ansiedade, por exemplo, um dos primeiros sintomas a surgir é a respiração curta ou até mesmo a falta dela.

Nesses casos, existem maneiras para se acalmar utilizando apenas uma respiração mais lenta e reflexiva. A psicologia, em especial a terapia cognitivo-comportamental, vem desenvolvendo várias técnicas para que pacientes com ansiedade possam lidar melhor com as crises. Veja uma delas:

Sente-se ou fique em uma posição confortável; coloque a mão na região baixa do seu abdome para senti-lo; inspire lentamente e expire com o mesmo tempo usado para inspirar; repita o processo por 5 minutos ou por 10 respirações; caso considere necessário, repita o processo quantas vezes acreditar serem suficientes.

Postura

A posição correta é essencial, não só para evitar lesões musculares, mas também para enviar ao cérebro algumas mensagens.

Ao se sentar ereto diante de um computador, um estudante diz ao seu cérebro que é hora de se concentrar para estudar.

O mesmo acontece no trabalho e durante situações de tensão. Erguer o tronco, alinhar o queixo em linha reta, descruzar os braços e gesticular de forma econômica enquanto fala com alguém são gestos que passam a imagem de segurança sem ser arrogante.

Isso pode gerar empatia no seu interlocutor e evitar conflitos desnecessários.

Definição e foco nas metas

Saber o que quer, quando quer e por que quer são questões fundamentais para conseguir o resultado desejado. Como diz a famosa frase: “para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve.”

Todavia, chegar a essas definições nem sempre é tão simples. Para tanto, se fazem imprescindíveis o autoconhecimento e as reflexões sobre o que se deseja.

Meditação

O ato de meditar tem se tornado, cada vez mais, um aliado de peso para os profissionais. Todas as dicas citadas até aqui estão direta ou indiretamente ligadas à meditação.

Essa técnica tem sido cada vez mais utilizada em ambientes corporativos por ter seus benefícios comprovados diariamente. A meditação no trabalho é mais do que um ato de reflexão, é focar no bem-estar de toda a empresa.

Como vimos, o controle mental é benéfico em vários aspectos. As pessoas que o colocam em prática veem suas vidas mudarem significativamente. Com o passar do tempo, as vantagens se estendem por todas as áreas, trazendo equilíbrio para suas existências e suas relações interpessoais.

Conheça mais sobre esse e outros assuntos que farão você ascender ao sucesso profissional e pessoal. Entre em contato conosco e te ajudaremos nesse processo de evolução!

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