Confira 5 hábitos que ajudam a manter o cérebro saudável para o trabalho

Ter um cérebro saudável significa ter um cotidiano melhor. A partir da liberação de diversas substâncias e da conexão entre os neurônios, fica mais fácil desempenhar as tarefas. No trabalho, a produção de ocitocina é determinante para gerar motivação extra. A conclusão é da Universidade de Claremont e demonstra a importância de cuidar desse aspecto.

Para que esse efeito possa ser alcançado, é fundamental ter alguns hábitos. Com as atitudes corretas, o seu cérebro será ativado do jeito certo e poderá oferecer o máximo potencial. Na sequência, descubra 5 ações que ajudam a manter a saúde do sistema para o trabalho!

1. Praticar atividades físicas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, adultos devem se exercitar, no mínimo, 150 minutos por semana. Isso não faz bem apenas para o corpo, pois também ajuda o cérebro a ficar saudável. Segundo um estudo da Universidade de British Columbia, as atividades aeróbicas regulares aumentam o hipocampo cerebral. Na prática, é um jeito de otimizar a memória e o aprendizado.

Além de tudo, uma pesquisa da Universidade de Nápoles concluiu que a atividade melhora a sensação de bem-estar e atrasa a neurodegeneração. Para o trabalho, significa uma capacidade otimizada de desempenhar as funções.

2. Dormir bem

O sono também é um componente necessário para ter um cérebro saudável, segundo a ciência. De acordo com pesquisadores da Universidade de Lübeck, os bons hábitos à noite são essenciais para melhorar e fortalecer a memória. Já os da Universidade de Rochester Medical Center identificaram que o cérebro se limpa de toxinas durante o sono, o que ajuda a evitar o Alzheimer.

Por outro lado, um estudo da ACOEM (sigla para Escola Norte-Americana de Medicina Ocupacional e Ambiental) identificou que quem dorme menos sofre com perdas de produtividade. Ao longo de um dia, essas pessoas demoram 3 vezes mais na gestão de tempo. Então, o ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite e em um ambiente tranquilo para estar preparado para o trabalho.

3. Alimentar-se corretamente

Tudo o que você ingere também tem a ver com um cérebro saudável para o trabalho. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, por exemplo, comprovaram que os nutrientes afetam as conexões cerebrais e podem proteger de danos.

Inclusive, a dieta mediterrânea apareceu com mais de 30 nutrientes que melhoram a cognição, segundo um estudo do Instituto Beckman, da Universidade de Illinois. Então, evite comer em excesso ou consumir produtos industrializados. Uma dieta rica em gorduras boas, proteínas e vitaminas é essencial para melhorar o funcionamento cerebral.

4. Aprender algo novo todos os dias

O cérebro é como um músculo que precisa ser treinado para ser desenvolvido. Sem estimular as conexões, ele se torna pouco saudável. Por isso, o ideal é aprender algo novo todos os dias. Estudar uma nova língua, por exemplo, ajuda a diminuir o envelhecimento do cérebro, de acordo com a Universidade de Edimburgo.

De fato, explorar uma habilidade inédita é essencial para melhorar a capacidade cognitiva, segundo o McLean Hospital em parceria com a Universidade de Harvard. Se quiser ter um desempenho ampliado no trabalho, aposte em aprender um pouco a cada dia, pois isso aumentará a sua capacidade de consolidar uma boa performance.

5. Meditar

A meditação é um hábito essencial para quem deseja conquistar um cérebro melhor e mais preparado para encarar o trabalho. Segundo pesquisadores da Harvard Medical School, a meditação mindfulness ajuda a aumentar a massa cinzenta do córtex frontal — o que, inclusive, acontece em até 8 semanas.

Esse impacto melhora a memória de trabalho e otimiza a tomada de decisão executiva. O principal estudo sobre o tema, conduzido pela Universidade de Miami e Universidade da Califórnia, traz novas conclusões. Segundo os pesquisadores, o treinamento de meditação ajuda a aumentar o foco e a atenção e diminui o envelhecimento cerebral.

A prática de meditação corporativa, portanto, auxilia toda a equipe a obter os melhores resultados cognitivos e de produtividade. Ao implementar esses hábitos, é possível manter o cérebro saudável para o trabalho e conseguir novos impactos. Dessa forma, você otimiza a performance e tem uma rotina muito melhor.

Para explorar várias outras dicas, acompanhe nossos perfis no Facebook, Youtube, LinkedIn e Twitter!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *