Tenha sempre um instrumento de coleta com você

 

Capture, capture, capture. É essencial capturar, num lugar seguro, claro. A coleta é uma fase muito importante do GTD, pois garante que você não guarde tudo somente na sua cabeça. Veja como o fato de ter um instrumento de coleta sempre em mãos facilita o processo de organização.

anotando no chuveiro resized 600

 

Principalmente nesta vida agitada, com tanto acontecendo ao mesmo tempo, fica mais difícil não perder aquela ideia maravilhosa. Para quem já aderiu ao GTD o conselho é básico. Afinal capturar TUDO é a primeira etapa do método. Ultimamente tenho feito uma meditação antes de deitar e deixo meus dispositivos de captura longe da cama. Se eu levar a agenda de papel ou o smartphone para a cama demoro horas anotando as ideias. Se eu levar o netbook então, esquece, só apago depois das 4 da madrugada.


A captura deve acontecer o tempo todo, inclusive durante sua revisão semanal. Uma coisa não elimina a outra. Reservando seu momento de descanso como sagrado, em todos os outros poderá estar coletando. Anote sempre que lembrar-se de algo importante. E, para isso, é importante ter seu instrumento de coleta sempre com você, seja um caderno e uma caneta ou seu computador, por exemplo. No entanto, é importante lembrar que só capturar não vai fazer as coisas acontecerem. O processamento, a organização, a revisão e a ação precisam acontecer regularmente também.

 

É uma falsa tranquilidade tirar tudo da cabeça colocando no papel.

 

Sem a sequência de ações você está apenas “engavetando” seu futuro. Para ter um instrumento de coleta efetivo  sempre com você  será preciso se adequar. Veja algumas sugestões:


  • No computador, seu programa de captação favorito: Wunderlist, iQtell, Nirvana, Nozbe

  • Vários deles também funcionam no smartphone.

  • Em trânsito, gosto de anotar na parte de notas de minha agenda, mas muitos já aderiram gravar a voz. Mesmo os celulares mais simples possuem este recurso.

  • No banheiro, durante o banho é mais complicado, mas já existem anotadores a prova d’água como o AquaNotes.

  • Na cama não recomendo, mas se gosta da ideia sugiro gravar voz no celular. Ele tem luz própria e não é difícil manter um atalho rápido na tela inicial.

De uma espiada também nas sugestões da Thais Godinho do VidaOrganizada:

  • Tenha sempre um caderno e uma caneta com você. Algumas pessoas não gostam de andar com cadernos, mesmo os de bolso, e preferem usar pequenos blocos de notas ou papéis avulsos. Encontre o que funciona melhor para você.

  • Seu celular. Você pode usar seu aplicativo preferido de notas, assim como criar notas de voz e até mesmo de vídeo. Essa pode ser uma boa alternativa para quem estiver dirigindo e não puder anotar.

  • Enviar um e-mail para você mesmo, se estiver no computador, no celular ou no tablet.

  • Deixe um caderno com uma caneta ao lado da sua cama, caso tenha uma ideia antes de dormir. Se você não coletar nesse momento, não conseguirá sossegar sua mente para ter um sono tranquilo e é provável que perca a ideia no dia seguinte.

  • Se estiver trabalhando no computador, você pode inserir a ideia em seu programa gerenciador de tarefas preferido, deixando para processá-la mais tarde.

 

Coletar o tempo todo faz com que você não interrompa a sua concentração quando estiver trabalhando em outro assunto no momento em que a ideia ou a demanda chegar. Sem coletar tudo que aparece interrompendo sua concentração vai ficar difícil mantê-la. Anote, anote, anote. Uma ou mais vezes por dia você vai processar e organizar. A revisão semanal costuma dar conta do resto.

Você tem alguma boa dica de instrumento de coleta? Compartilhe conosco.

Abraços,

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem : followthecolours.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *