Estou começando agora no GTD: como fazer

Você ouviu falar maravilhas do GTD e decidiu experimentar. Por onde vai começar? Será que deve ir logo comprar o livro “A Arte de Fazer Acontecer” de David Allen ou quem sabe deva começar pelas dicas dos amigos? Seguem aqui algumas considerações a este respeito.

Gosto de acreditar que sempre vou pegar as informações de fontes seguras. Para isso faço pesquisas na internet, converso com pessoas que já usam o que pretendo usar e comparo tudo antes de tomar uma decisão. Ainda assim nada substitui a experiência. Só depois de colocar a mão na massa começo mesmo a formar uma opinião segura a respeito de algo. No caso do GTD recomendo que compre o livro original, afinal não poderia existir uma fonte mais segura que a palavra do próprio criador do Método GTD.

No entanto este não precisa ser necessariamente o primeiro passo.  Para começar no GTD e sentir o gostinho da organização você vai precisar apenas de: lápis, papel, agenda, uma caixa de entrada e muita disciplina para realizar as atividades diárias até adquirir o hábito. Manter-se organizado demanda ações regulares e constantes.

Usando este método para organização você poderá atingir muitos outros objetivos, mas comece assim:

 

Mantenha seu “anotador” constantemente ao alcance das mãos.

  1. Pode ser lápis e papel (o quando menor e mais portátil melhor)

  2. Mas também pode ser um gravador de voz, celular, smartphone, tablet…

O importante aqui é estar com seu anotador sempre disponível para registrar as coisas que passam por sua cabeça. Elas sugam sua energia repetidamente, para você não esquecer nada importante. Então nosso objetivo será simples, a partir de agora você vai se treinar para não deixar nada na cabeça. Durante todo o dia, apareceu, você anota e esquece. Reservando a energia para focar na ação do momento.

Jamais deixe de olhar diariamente TODAS as anotações feitas, para decidir o que fazer com elas

Todos os dias você vai acomodando estas anotações em sua caixa de entrada, mais ou menos como os e-mails que vão entrando, entrando, entrando. Isso vai acontecer todo o tempo. Em determinado horário, escolhido como o melhor e com maior poder de concentração para você, começa o Processamento de sua caixa de entrada.
Significa que vai pegar uma por uma de suas anotações e decidir o que fazer com elas.
Portanto não mantenha muitas caixas de entrada, menos é mais neste caso.

 

Se não exigir uma ação ela será

(um recado já transmitido, uma conta paga, uma ideia para usar daqui uns anos…)

  1. Lixo

  2. Referência (para recuperar quando preciso)

  3. Talvez/algum dia (assuntos que não são urgentes, você vai pensar com mais calma nas revisões constantes)

 

Se exigir uma ação, qual seria a ação?

É aqui que seu poder de avaliação e decisão o libertará. Será preciso treino, mas quanto melhor definir a ação física envolvida, mais rapidamente as “coisas” começam a acontecer.


Neste momento você está processando suas anotações. À medida que vai decidindo o que fazer com elas começará a organizar da melhor maneira possível. O objetivo será estar em condições de agir nos momentos em que você tiver o conjunto: tempo + disposição + ferramentas + local. Claro que sem perder nenhum prazo, é para isso vai usar a agenda (link 206).


Esta rotina vai criando em você o saudável hábito de tirar tudo da cabeça, anotar, processar e organizar para a realização. E sem uma boa disciplina o GTD não funciona para ninguém. Agora sim você pode beneficiar-se grandemente com mais referências, uma delas o fluxo de trabalho do GTD. Ele sugere uma sequência lógica durante processamento e organização que cobrirá tudo que cair em suas mãos.

 

A Call Daniel oferece gratuitamente um Guia de Introdução ao método, clique aqui para baixar. Mas vou agilizar com este pequeno vídeo abaixo, do nosso canal no youtube, que explica a essência do método GTD. Para matar sua curiosidade sobre David Allen e seu método, leia esta entrevista (em português) que ele deu para a Harvard Business Review em Dezembro de 1969 (estará mesmo certa esta data?).


Fico feliz com seu interesse numa melhor qualidade de vida, conte comigo para esclarecer as suas dúvidas! Deixe seus comentários no blog ok?

Abraços

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 

Imagem: https://www.facebook.com/thaisgodinho/posts/10151989700597915

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *