5 dicas incríveis de como aumentar a felicidade em situações difíceis

Ser feliz é essencial na vida de todo ser humano. Porém, muitos acham essa busca inalcançável. Isso não é verdade. É possível, sim, encontrar e saber como aumentar a felicidade até mesmo em situações difíceis.

Veja 5 dicas práticas para mudar o seu estado de ânimo e ter mais alegria em cada momento, por mais complicado que seja.

O que é felicidade no dia a dia?

A felicidade é a busca principal do ser humano, mas, afinal, o que é ser feliz? Essa sensação de plenitude não está relacionada a ganhos materiais. Muitos possuem riquezas e ainda assim são infelizes.

Ser uma pessoa feliz é encontrar o sentido da vida. Aliás, o sentido pessoal para cada um. Em uma forma mais simples, a felicidade está conectada com o sentimento de viver o seu propósito.

Isso é mais fácil do que o nome sugere. Entregar o melhor relatório para alcançar uma carreira de sucesso e oferecer uma condição confortável para os filhos é um propósito nobre. Ou seja, é entender o porquê de realizar cada uma de suas atividades.

Como aumentar a felicidade em situações difíceis?

Estar conectado com os motivos individuais é o que faz alguém vencer uma situação difícil. Então, entenda como fazer isso de forma estratégica. Praticando estas 5 dicas, será possível fazer uma ligação com o seu propósito e encontrar a felicidade, mesmo nos momentos mais tristes. Confira como aplicar isso.

1. Espalhe pensamentos positivos

Fazer uma lista com citações e mensagens inspiradoras é uma das estratégias de coaching para mudança de mindset. Então, coloque post-its em um local que seja visível durante todo o dia. Também pode escrever as frases em um caderno ou em sua agenda.

2. Busque fazer o que gosta e o que dá prazer

Reflita sobre o que gera prazer sua vida. Utilize essas ferramentas para elevar o seu estado de espírito. Logo, se tem o hobby de tocar um instrumento, faça isso durante suas horas mais complicadas. Esteja também com pessoas queridas. Essa técnica ajudará a mudar seu padrão de pensamentos.

3. Seja altruísta

O termo “altruísmo” foi desenvolvido pelo filósofo francês Auguste Comte. Segundo ele, ser altruísta implica em um conjunto de ações humanas para dedicar-se ao outro. Logo, desviar o foco do seu problema e ser empático com a dificuldade do outro ajudará a ter mais felicidade mesmo diante de grandes complicações.  

4. Pratique a meditação

A meditação é um exercício mental que promove o foco no presente. Por isso, ela auxiliará tanto a passar pela situação adversa quanto a manter a estabilidade emocional no decorrer de um dia difícil. Além disso, o processo é mais fácil do que se imagina. Por exemplo, é possível meditar em apenas 2 minutos.

5. Agradeça mesmo na dor

A transformação oferecida pela gratidão vem sendo estudada pela Psicologia Positiva e pela Psicologia Social. O psicólogo social Robert A. Emmons estuda há anos esse efeito. Segundo sua pesquisa, quem é grato desenvolve mais emoções positivas, como felicidade, entusiasmo, amor, alegria e otimismo.

Além de saber como aumentar a felicidade em situações difíceis, é importante perceber que essa é uma busca contínua. Não há um ponto B em que alguém será feliz para sempre. Porém, é possível manter e espalhar constantemente o estado de alegria e positividade por todos os lugares.

O que achou do artigo? Deixe seu comentário contando qual dessas técnicas aplicará durante sua semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *