10 maneiras de estabelecer o hábito de acordar cedo

Neste artigo de Chris Bailey encontramos excelentes dicas que ele esculpiu durante sua própria experiência para adquirir o hábito de acordar cedo. Elas já estão aqui para você, em português, em uma tradução/interpretação livre.

Muitos de nós sentimos dificuldades para acordar mais cedo que o habitual. Se este é o problema, a solução encontra-se aqui mesmo: adquirindo um novo hábito.

Você já pensou em criar um ritual que desenvolva um novo hábito? Estabelecer um novo hábito pode não ser tão rápido ou simples como gostaríamos, mas é uma maneira de produzirmos as mudanças que pretendemos em nossa vida.

Aqui estão as 10 dicas sugeridas por Chris, em seu artigo. 

1. Descubra qual a sua “deixa”

Algo o incentiva ou literalmente obriga a sair da cama todas as manhãs. Que algo é este?

Quem sabe seja sua bexiga. Se você costuma beber um grande copo de água todas as noites antes de deitar, muito provavelmente sua bexiga praticamente o obrigará a sair da cama correndo depois de um determinado tempo. Uma máquina de café automática que solta aquele cheiro convidativo todas as manhãs no horário que você programou pode ser uma deixa bem eficiente também. Pequenas coisas no dia a dia podem ser essa deixa. Encontre a sua!

2. Será que existe uma boa recompensa?

Ligar o novo habito de despertar a alguma coisa que te proporcione um grande prazer vai convencer seu cérebro de que ele é bom também. Se comer uma barra de chocolate lhe parece algo muito gratificante, comê-la apenas ao acordar vai incentivá-lo a sair da cama para vivenciar este prazer.

3. A maior dificuldade está em você mesmo

É importante buscar dentro de você e de sua rotina atual os motivos que estão boicotando o desenvolvimento de seu novo hábito de acordar cedo. Tendemos a olhar em volta de nós, mais precisamente nos outros, quando algo não funciona bem. No entanto, a maior parte da sua força está ao alcance de suas mãos, em comportamentos e situações que você mesmo pode mudar sem precisar de mais ninguém para isso.

4. Diminua a resistência

Ir para a cama cedo está diretamente relacionado com sair da cama cedo. Se sua rotina noturna tem obrigado você a deitar tarde, ela precisa mudar. Entenda qual sua necessidade em horas de sono para acordar bem disposto. 6, 8, 10 horas, não importa qual seja – é preciso respeitar sua necessidade e deitar no horário adequado, se pretende acordar revigorado e feliz.

Meditar, tomar um chá ou ler um livro bem chato também pode funcionar como ações coadjuvantes para facilitar o processo de deitar cedo.

5. Desligue as distrações

Atualmente, tanto a tv como seus outros equipamentos eletrônicos podem ser programados para desligar em determinado horário. Entenda esta ação como uma maneira de respeitar a si próprio e seu planejamento. Se você estiver totalmente desligado, seu sono será mais tranquilo!

6. Afaste-se da luz azul

Estudos indicam que afastar-se de seus equipamentos eletrônicos entre 2 a 3 horas antes de ir para a cama pode ajudá-lo a dormir melhor e acordar mais bem disposto. Existem óculos bloqueadores de luz azul, caso prefira, veja mais sobre eles aqui.

7. Deixe a cafeína para o amanhecer

Os cientistas descobriram que a cafeína atinge seu nível máximo no sangue após uma hora de seu consumo e permanece ativa por até 6 horas. A sugestão então é parar de consumi-la a tempo de não atrapalhar seu sono.

8. Seja paciente

Pequenas mudanças assimiladas de maneira mais gentil, no seu próprio ritmo, serão mais efetivas que mudanças mais agressivas. Integre os novos passos lentamente, sentindo como seu organismo aceita.

9. Antecipe-se

Durante seu planejamento para adquirir o hábito de acordar mais cedo, algumas dificuldades ficarão evidentes. Esse é o momento de buscar soluções alternativas e se preparar para enfrentar tais desafios.

10. Seja honesto

Afinal, você quer ou não quer acordar mais cedo? Se essa for realmente uma escolha sua, não se permita o boicote. Deitar tarde, deixar os equipamentos eletrônicos apitando, beber café no jantar e desconsiderar seu direito à  recompensa quando é vitorioso são opções que você não pode escolher ou se permitir se deseja realmente acordar mais cedo.

 

 

Algumas destas dicas podem ser excelentes para você e outras talvez não funcionem. Experimente, invente algo novo. Só não vale desistir muito rápido. Você pode conseguir se insistir mais um pouco. Quem conseguiu incorporar o hábito de acordar cedo em sua vida garante que é uma das melhores maneiras de aproveitar o dia e tornar suas manhãs mais produtivas.

 

O método GTD é baseado em hábitos e poderá auxiliar você para uma rotina mais organizada. A boa gestão do tempo é muito importante para que você tenha disponíveis as horas de sono que precisa. Clique aqui para fazer o download do ebook de Introdução ao GTD e descubra como aplicar esse método em sua vida.

 

Abraços,

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Autora Marcia Sisi

Imagem : cozinhavapza.com.br
Tradução/interpretação livre do original em alifeofproductivity.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *