Ready for anything – Princípio 1 – Limpar cria novas direções

Olá leitores da Call Daniel, tudo bem? 
 
Hoje estamos começando o envio das 52 reflexões semanais do David Allen, traduzidas livremente do seu segundo livro, “Ready for anything”, onde ele traz textos para aprofundamento no GTD. Nossa querida Thais Godinho teve a brilhante ideia de compartilhar com o time da Call Daniel e nós estamos tomando a liberdade de enviar a cada semana para todos os assinantes do Blog “Dicas Call Daniel”.
 
readyFORanything.jpg
 
O tema desta primeira publcação, também relacionado ao primeiro capítulo do livro, é sobre como o fato de fazer uma “faxina na vida” faz com que isso crie novas direções.
 
Toda vez que completamos qualquer coisa – desde a finalização de um projeto até organizar os papéis velhos que estavam dentro de uma caixa há anos – isso prepara o solo para limparmos a vida, termos mais clareza e mais energia para o que quer que apareça a seguir. O que vem a seguir? Nem sempre sabemos, mas essa limpeza nos ajuda a deixar as coisas mais claras para receber qualquer coisa que apareça. É como limpar a mesa de trabalho, esvaziar a caixa de entrada de e-mails e arrumar a cama. Mentalmente, esse ato de limpeza faz grande diferença.
 
Você está preparado(a) para o desconhecido?
 
Será que se alguma coisa completamente inesperada chegasse hoje e desestabilizasse toda a sua vida, você estaria pronto(a) para lidar com esse negócio?
 
Escreva exatamente essa frase no seu calendário para daqui a 4 semanas (sério, coloque lá o lembrete): “David Allen disse há um mês que alguma coisa que eu não previa poderia me afetar significativamente”. Prove que ele está errado.
 
Como você se sente? Será que a simples ideia desse evento te deixou um pouco desconfortável ou até te insultou de alguma maneira? Você se sentiu um pouco fora do controle? Ou você está vendo esse evento como uma oportunidade criativa que pode levá-lo(a) a um novo nível de expressão e contribuição? Como você está se preparando para essas surpresas da vida?
 
Um antigo provérbio asiático diz: “Quanto mais você fica em paz, menos você sangra na guerra”. 
 
A maioria das pessoas já sabe fazer muito do que o GTD propôe. Antes de sairem de férias ou fazerem uma longa viagem, elas conseguem revisar seus sistemas, executar o que for mais importante e renegociar a maioria dos acordos que fizeram consigo mesma e com os outros. O que elas estão fazendo é simplesmente limpar a área.
 
David sugere que todos façam isso esta semana. Organizar-se o suficiente para chegar na reunião de planejamento na semana que vem (por exemplo) sabendo o que fará com as anotações e as demandas que receber. Ou para quando estiver esperando sua esposa, esposo, namorada ou namorado se arrumar, você possa acessar sua lista de Telefonemas e ver se há algo que pode ir adiantando nessa pequena janela de tempo do seu dia. Se você não estiver tirando vantagem dessas pequenas janelas, eu te pergunto: por que não?
 
Quando foi a última vez que você atualizou a sua lista de projetos? E quando eu digo atualizar, quero dizer: todos os seus projetos estão em seus sistema, cada um com pelo menos uma próxima ação definida, e essas ações estão caminhando ao longo da sua semana. Tudo o que você não está fazendo no seu sistema é o mesmo nível onde você pode estar gerando estresse desnecessário na sua vida.
 
E, se você ainda não tem um sistema, comece providenciando uma ferramenta para capturar as suas ideias. Algo para anotar ou gravar áudio, no momento em que esses pensamentos surgirem para você.
 
Você precisa de uma ferramenta assim sempre com você – na praia, no clube, na sua mesa, quando você sai para jantar. É muito útil se você puder carregar em sua carteira ou bolsa, que são acessórios que você já usa. Levar uma ferramenta de captura com você deve ser tão natural quanto calçar os sapatos para sair de casa. Ninguém sai de casa sem sapatos!
 
Você deve entender que é importante tirar da sua cabeça tudo aquilo que potencialmente pode ter valor para você ou para os outros. Por exemplo: se você está pensando em qualquer coisa que deve fazer enquanto lê este e-mail, aonde você está anotando isso? Use blocos de notas, fichas 3×5, cadernos de bolso, o que for. Mas use. Ela é a base para todo o sistema que você está aprendendo a usar.
 
Por sinal…
  • Que áreas da sua vida, da sua casa, do seu trabalho, apresentam potencial para essa limpeza?
  • Quando você não tem muita certeza do que deve ser feito a seguir, o que você olha primeiro?
  • O que você poderia perdoar ou deixar partir hoje?
Boa semana!
{{cta(’19a9f73f-64eb-44f9-a8b3-989946b2f368′)}}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *