Mindfulness para crianças: conheça 4 práticas que ajudam os pequenos a lidarem com as emoções

A meditação traz benefícios comprovados para o corpo e a mente. Entre os diferentes tipos, o mindfulness, também conhecido como atenção plena, se volta para o controle de emoções e reações, além de pensar em uma experiência presente. Suas vantagens não se limitam ao universo adulto. Segundo Katherine Weare, professora emérita das Universidades de Exeter e Southampton, os exercícios de mindfulness para crianças também beneficiam os pequenos.

A atenção plena ajuda as crianças a exercitarem a empatia, a calma e o controle das emoções. Além disso, favorece o autoconhecimento e desenvolvimento emocional em vários aspectos.

Para começar a colocar tudo isso em prática, veja 4 exercícios de mindfulness para crianças, extraídos da revista on-line Mindful, e aprenda a executá-los.

Continue lendo “Mindfulness para crianças: conheça 4 práticas que ajudam os pequenos a lidarem com as emoções”

Entrevista com David Allen – parte 7: David esclarecendo os papéis com o GTD

Entrevista com David Allen – parte 7: Esclarecendo os papéis

Em pouco mais de 2 minutos, David Allen encerra a apresentação de seu espaço de trabalho, sua organização e rotina mostrando o processamento da caixa de entrada de papéis. Esclarecido, organizado, feito! Isso é tudo.

Continue lendo “Entrevista com David Allen – parte 7: David esclarecendo os papéis com o GTD”

Entenda como a técnica mindfulness ajuda a reduzir o estresse no trabalho.

Dentro de um escritório onde a rotina é agitada, as conversas são altas e o estresse está sempre rondando o cotidiano, é importante desenvolver estratégias, como utilizar o mindfulness no trabalho, para que isso não prejudique a qualidade de vida dos funcionários e a produtividade.

Mesmo que possa parecer muito diferente da meditação tradicional, a postura da mindfulness ou atenção plena traz benefícios muito parecidos com o daquela prática.

Em termos simples, a atenção plena pode ser traduzida como o hábito de fazer uma coisa de cada vez, com atenção ao seu estado emocional.

Neste artigo, você vai entender como a técnica pode diminuir o estresse no ambiente de trabalho e descobrir como contratar empresas que fazem treinamentos sobre o tema!

Continue lendo “Entenda como a técnica mindfulness ajuda a reduzir o estresse no trabalho.”

Saiba como aumentar sua produtividade!

Conheça e elimine os seus vilões de produtividade para conseguir aumentá-la como ou quando desejar. Uma boa lista de dicas pode ajudá-lo, veja estas especialmente selecionadas entre tantas outras.

Vilão – desrespeito

Caminho – Conheça seus limites e respeite-os

Um erro muito comum na busca para aumentar a produtividade é insistir em ultrapassar os próprios limites. Todos querem e podem melhorar, sempre, mas cada pessoa tem um ritmo diferente para isso. Quando passamos do nosso limite o corpo se ressente e a doença nos coloca a nocaute. Ultrapassar seus próprios limites com mais frequência do que ele suporta só vai prejudicar ainda mais, você não vai aumentar sua produtividade desrespeitando a si mesmo.

Vilão – desorientação

Caminho – Defina seu objetivo principal para manter o foco

O sucesso chega com maior frequência e rapidez para quem sabe exatamente o que é e onde fica o sucesso para si mesmo. Quando você não sabe onde está e para onde quer ir o tempo para chegar lá será bem maior pois você ficará ziguezagueando sem rumo certo. As distrações do caminho o desorientam ainda mais. Para aumentar sua produtividade aqui você terá que definir bem seu foco.

Vilão – insatisfação

Caminho – Saiba exatamente porque é tão bom fazer isso

Nada é 100% bom ou ruim, isso é um fato. Seja qual for seu momento de vida, além de passível de mudança (nada permanece imutável) ele possui um lado bom, motivo pelo qual você ainda está ai. Descubra todos os bons motivos para estar onde está, fazendo o que você faz, liste-os e orgulhe-se deles. Estar satisfeito com suas realizações não só vai aumentar sua produtividade como também melhorar seu estado de saúde integralmente.

Vilão – dias com apenas 24hs

Caminho – Jamais descuide de sua organização

Não adianta reclamar, são 24hs iguais para todos nós. Saber usá-las bem, no entanto, não é uma competência comum. É preciso planejamento, organização, disposição e muita consistência. Acredite, vale cada segundo investido em desenvolvê-la. Depois de tornar-se um hábito você vai rir de suas dificuldades iniciais. Com organização você aumenta sua produtividade e consegue realizar muito mais coisas nas mesmas 24hs do dia.

Como você tem aumentado sua produtividade? Compartilhe seus segredos conosco nos comentários do blog ou participe dos treinamentos da Call Daniel e redescubra sua alta performance com qualidade de vida.

Abraços 

imagem: futeboldebolso.com.br

Aula de meditação: entenda o que é e como ela funciona na prática

Você sabia que proporcionar uma aula de meditação nas empresas pode ser uma experiência muito enriquecedora para os colaboradores? Isso se justifica pelo fato de a prática proporcionar o aprimoramento da capacidade de foco e paciência, o que é benéfico para o cumprimento de metas e para melhorar a relação interpessoal, por exemplo.

Por ser um conceito relativamente novo no meio organizacional, é muito comum que os empresários e gestores de recursos humanos tenham dúvidas sobre a importância da meditação nas empresas. Afinal, cada minuto que eles investem em uma técnica é um minuto a menos investido em outro lugar.

Por isso, esclareceremos uma série de questionamentos comuns sobre o tema nos tópicos a seguir. Acompanhe! Continue lendo “Aula de meditação: entenda o que é e como ela funciona na prática”

Tudo sobre GTD: Palavra de Instrutor!

Quando criei a Call Daniel em 2009, abracei a missão de ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes e produtivas através do método GTD (Getting Things Done).

Para quem ainda não conhece, o GTD foi criado pelo americano David Allen e é hoje aclamado em todo o mundo como o melhor método de Produtividade. Desde que trouxe o método ao Brasil, encontrei enorme receptividade.

Continue lendo “Tudo sobre GTD: Palavra de Instrutor!”

Você conhece o líder compassivo? Entenda o que é e como ser um!

Ter um bom líder faz parte do sucesso do empreendimento. Uma análise feita por pesquisadores da Universidade de Negócios e Gestão da Malásia mostrou que bons líderes podem obter efeitos positivos até com planos de negócios considerados fracos. Com a chegada das novas gerações e a evolução comportamental, a forma de agir também mudou. A versão autocrática é menos comum e, agora, surge o líder compassivo.

Com características especiais e elevada inteligência emocional, o líder desse tipo pode obter efeitos diferenciados para o empreendimento. Sua atuação é capaz de transformar o ambiente de trabalho e colaborar para o alcance da estratégia.

A seguir, entenda melhor o que é o líder compassivo e descubra os meios para se tornar um. Continue lendo “Você conhece o líder compassivo? Entenda o que é e como ser um!”

Como gerenciar os modos de exibição do Outlook

No treinamento Método GTD para Mais Produtividade e Menos Estresse mostramos o recurso de formatação condicional do Outlook que nos ajuda a priorizar e- mails. Criamos as regras somente Eu (com maior destaque) e Eu em cópia (menor destaque).

Como foi visto, as regras criadas valem sempre para a pasta onde foram criadas. Então se criamos a regra na Caixa de Entrada, os e-mails dessa pasta serão coloridos conforme a regra.

Nesse tutorial mostraremos como fazer para que as mesmas regras sejam aplicadas nas demais pastas. Continue lendo “Como gerenciar os modos de exibição do Outlook”

Como melhorar a autoestima dos adolescentes através do mindfulness? Confira essas 4 dicas!

Por conta das mudanças que ocorrem na adolescência, alguns adolescentes demoram a compreendê-las e a se aceitarem, o que provoca a necessidade de buscar soluções para melhorar a autoestima.

Uma das soluções ainda pouco exploradas com esse público, mas de extremo valor, é a prática do mindfulness. 

A ciência já mostrou que o mindfulness influencia na melhora da autoestima, potencializando talentos e qualidades e, principalmente, diminuindo a autocrítica, para que as pessoas sejam capazes de enxergar suas características positivas. Continue lendo “Como melhorar a autoestima dos adolescentes através do mindfulness? Confira essas 4 dicas!”