Veja como utilizar mapas mentais

O que são mapas mentais, para que servem e como usá-los. Estas são suas dúvidas? Este artigo pretende respondê-las.

Mapas mentais são representações gráficas utilizadas para apoiar seus pensamentos em torno de um tema ou conjunto de temas específicos. Não existem restrições, sua imaginação é o limite. Desde simples listas de tarefas até o gerenciamento de um grande projeto, qualquer pensamento pode ser beneficiado por um mapa mental.

Continue lendo “Veja como utilizar mapas mentais”

Você está sabotando sua presença de liderança? Saiba o que fazer

Ter uma presença de liderança, expressão comumente utilizada no universo corporativo,  significa reunir um conjunto de características que ajudam o líder a comandar e engajar os liderados. Algumas delas são comprometimento, agilidade e equilíbrio emocional para entregar resultados satisfatórios.

O líder precisa conciliar as necessidades da empresa, colaboradores, clientes e parceiros, além de suas próprias. A falta de preparo para essas responsabilidades acarreta consequências que sabotam sua liderança, como estresse, queda na produtividade, conflitos que ficam sem resolução, falta de credibilidade interna e engajamento junto à sua equipe.

Essas falhas prejudicam o seu lado profissional e trazem, inclusive, malefícios para a sua saúde mental e física. Quer saber como corrigi-las? Confira, abaixo, o que fazer para não sabotar a sua presença de liderança!

Continue lendo “Você está sabotando sua presença de liderança? Saiba o que fazer”

Lembrar ou esquecer. Efeito Zeigarnik

Você sabia que nós possuímos um mecanismo cognitivo que nos ajuda a lembrar mais das tarefas inacabadas que das acabadas?

Todos nós estaremos sob certa tensão sempre que “algo” que precisa ser feito ainda não o foi. Esta tensão é a responsável por nos lembrar que devemos voltar àquela tarefa para termina-la. Este efeito ficou famoso como Efeito Zeigarnik, estudado por Bluma Zeigarnik.  O estudo comprovou que a tensão só desaparece depois da tarefa concluída.

Não é muito difícil replicar o experimento se prestarmos atenção a nossa própria rotina. De fato conseguimos perceber com bastante clareza o alívio que sentimos ao concluir as ações que nos propomos. Pode ser um pedido de desculpas, uma visita ao dentista, ou a entrega de um relatório. A sensação de missão cumprida é bem parecida. Coletar, processar, organizar, agir, revisar.


Você já jogou Candy Crush Saga? 

Para o professor de psicologia e ciências cognitivas Tom Stafford, da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, o vício em Candy Crush se relaciona a este mesmo fenômeno psicológico chamado efeito Zeigarnik. Um artigo no portal G1 discorre sobre o assunto explicando como esta psicologia colabora para o enorme sucesso de jogos similares ao Candy.

Além da urgência criada no ambiente do jogo, são impostas penalidades de tempo de espera para retomá-lo caso suas “vidas” se acabem. A sensação de tarefa incompleta induz a rotina e até ao vício. Muitos jogadores já gastaram fortunas neles, induzidos a continuar ali.


Lembrar ou esquecer está gerando tensão em sua vida?

Este é um problema que o método GTD soluciona visando uma mente tranquila como água. Ao implementar a rotina do GTD você já começa a confiar que isso seja possível. Quando torna-se um hábito você confia tanto que não irá mais “perder” nada de importante, que, lembrar e esquecer deixam de ser motivo de tensão.

Quando se lembra de algo, anota. Para não esquecer e garantir a realização, revisa com regularidade. Os 5 passos do método conduzem nossa rotina de forma matemática e precisa, gerando alívio, confiança e conforto. O efeito Zeigarnik não deixa de atuar, mas provoca menos tensão e estresse porque sua impressão é a de missão cumprida o tempo todo. Ao anotar sente-se confiante de que não será esquecido, você vai processar no melhor momento que decidir por isso. A impressão de tarefa inacabada se dissolve pela ação de anotar, já realizada. A ansiedade é diluída com as revisões regulares do seu sistema, você sabe que está fazendo as melhores escolhas possíveis.

Isso já está acontecendo com você? Se ainda não, peça ajuda nos comentários do blog ou baixe nossos e-books para descobrir mais caminhos possíveis. Ebook “16 caminhos para manter-se tranquilo e produtivo” e “Guia de introdução ao GTD” são minhas sugestões por agora.

Abraços

Marcia Sisi

Especialista em gestão do tempo e produtividade

imagem: agilissimo.com.br

Entenda porque ficar “sem fazer nada” pode te ajudar a ser mais produtivo no trabalho!

O corpo humano funciona em ciclos, e não como uma máquina contínua. Esses ciclos são chamados de ritmos ultradianos, variando de pessoa para pessoa e tendo a capacidade de aumentar a produtividade no trabalho, por exemplo.

Nesses ciclos, o ato de “fazer nada” — ou stillness, em inglês — pode ser de grande ajuda. A meditação, no caso, consiste em uma técnica para não se manter ansioso em busca da próxima tarefa para realizar.

A seguir, veja alguns benefícios da meditação e do ato de tirar um período para relaxar visando a melhor produtividade no trabalho. Boa leitura!

Continue lendo “Entenda porque ficar “sem fazer nada” pode te ajudar a ser mais produtivo no trabalho!”

Entendendo o fluxograma do GTD

Seu sistema precisa ser completo, contínuo e confiável para lhe dar poder real e seguir o fluxograma vai ajudá-lo nisso.

Considere a importância de criar e armazenar tudo nos compartimentos certos, pois esta é a chave mestra durante o fluxo de organização do GTD. Ele é composto pelo Processamento (parte central do fluxo) e pela Organização (parte externa do fluxo), questões fundamentais para garantir a produtividade.

Disciplina é a mágica do método GTD.

Então vamos juntar tudo isso numa sequência lógica, sistemática e visual: um fluxograma tradicional de trabalho no GTD.

Continue lendo “Entendendo o fluxograma do GTD”

Mindfulness: veja como esse método auxilia na redução da ansiedade!

O mindfulness, resumido como a capacidade de focar no momento presente, tem chamado a atenção de diversos pesquisadores. O motivo disso é a qualidade dos resultados obtidos por quem realiza essa prática diariamente.

Segundo a pesquisa do Professor John Durocher, da Michigan Technological University, uma hora por dia traz benefícios incríveis e pode revolucionar a vida dos praticantes. O principal deles é a redução da ansiedade, um mal compartilhado pela grande maioria das pessoas, ainda mais com um dia a dia cada vez mais turbulento.

Mas como o mindfulness ajuda nisso? É o que você vai descobrir com este artigo. Boa leitura!

Continue lendo “Mindfulness: veja como esse método auxilia na redução da ansiedade!”

Como acessar a sua conta do Google pelo Outlook

GMAIL e OUTLOOK são, sem dúvida, dois dos mais populares sistemas para acesso a e- mail na atualidade.

Segundo dados do site Email Client Market Share, o Gmail é utilizado por 16% dos usuários, enquanto o Outlook e o Outlook.com somam 12% (dados de setembro/2016). Muitos adeptos do GMAIL não querem ouvir falar de OUTLOOK e vice-versa. Mas há aqueles que gostam dos dois mundos. Nesse tutorial veremos como configurar o Outlook para acessar uma conta do GMAIL.

emailclientmarketshare.png
Continue lendo “Como acessar a sua conta do Google pelo Outlook”

Ansiedade é um problema? Então descubra aqui a solução.

Quando dedicar 100% de nossa atenção e empenho não parece suficiente, o que fazer? A pressão pode vir dos colegas de trabalho a nossa volta, do patrão, do chefe, dos familiares… Em alguns momentos ficamos com a sensação de que não vamos dar conta, de que não somos bons o bastante para atender as expectativas.

Nesses momentos, o medo e a ansiedade sobre o que o futuro nos reserva dominam nossa mente. Mas existem soluções.

Continue lendo “Ansiedade é um problema? Então descubra aqui a solução.”

Qual é o acordo?

Em algum momento nos disseram que “as coisas” devem ser assim ou assado. Algumas vezes duvidamos, mas a maior parte do tempo acreditamos. Terá chegado o tempo de colocar à prova e, se for o caso, mudar isso? Sempre existirá o risco de destoarmos do grupo, mas, se considerarmos mais possibilidades que as que atualmente visualizamos, poderemos criar opções de ação. E solução.

Continue lendo “Qual é o acordo?”

Veja 4 impactos da prática da gratidão no seu trabalho!

Praticar a gratidão não significa apenas dizer “obrigado”. Trata-se de algo muito mais intenso, relacionado ao reconhecimento de uma pessoa ou de uma situação. Também está ligado à percepção ampla da própria realidade, como a respeito das oportunidades. Praticar a gratidão no trabalho, portanto, pode ser muito benéfico.

O ato consistente de reconhecer os aspectos gera efeitos nos relacionamentos e até na própria atuação. Quando é adotado do jeito certo, oferece um excelente resultado profissional. Na sequência, veja por que e como praticar gratidão no trabalho.

Continue lendo “Veja 4 impactos da prática da gratidão no seu trabalho!”