Músicas para meditação: qual melhor estilo tocar?

A produtividade de uma empresa, a qualidade das relações entre os colaboradores e a satisfação deles com o trabalho está ligada, entre outros fatores, ao nível de inteligência emocional e ao de estresse de cada equipe. Para melhorar os níveis de humor dos funcionários, empresas têm investido em técnicos de relaxamento, inclusive com auxílio de musicas para meditação.

Apesar de antiga nas religiões orientais, apenas nos últimos anos os neurologistas têm conseguido comprovar os benefícios da meditação para o controle das emoções, aumento da criatividade e no aumento da clareza de pensamento.

No livro “A Ciência da Meditação” (Objetiva, 2017), os autores Daniel Goleman e Richard Davidson traçam um panorama das pesquisas científicas que têm comprovado os benefícios da meditação.

Neste artigo, você vai entender por que é possível aliar a musica à meditação e quais são os melhores estilos para tocar. Continue lendo “Músicas para meditação: qual melhor estilo tocar?”

5 Dicas para trabalhar com mais foco e deixar de procrastinar – com Michelle Rodrigues

Nesta entrevista nossa querida Mi responde com muita personalidade diversas questões coletadas pelos Secretariandos. Um bate papo muito gostoso, recheado de experiências pessoais. Segredo: não são só 5 dicas!

Vale a pena assistir e descobrir estas técnicas de GTD que podem ser usadas por você agora mesmo. Continue lendo “5 Dicas para trabalhar com mais foco e deixar de procrastinar – com Michelle Rodrigues”

Benefícios do sorriso: você sabia que sorrir combate o estresse?

Por que sorrir faz bem?

Em um artigo para a revista Forbes, o especialista no “poder do sorriso” Ron Gutman descreveu diferentes razões para jamais deixarmos a prática de lado, embasando-se nas evidências de diferentes estudos científicos.

Segundo Gutman, “somos parte de uma espécie naturalmente sorridente, e podemos utilizar esse ‘poder’ para impactar positivamente quase qualquer situação social”. E além de ser um meio universal de comunicação inerente à biologia humana, o sorriso é altamente frequente.

Para se ter uma ideia, mais de 30% de das pessoas adultas sorriem ao menos 20 vezes por dia, e menos de 14% o fazem menos de 5 vezes. As crianças, por sua vez, são máquinas de sorrir ― nada menos que 400 sorrisos diários! Continue lendo “Benefícios do sorriso: você sabia que sorrir combate o estresse?”

Entrevista com David Allen – parte 1: Explorando o local de trabalho GTD do David

Entramos na casa do David Allen, o criador do método GTD, para conhecer o seu sistema. Imperdível.

Neste primeiro vídeo de 3 minutos, David Allen apresenta seu espaço de trabalho super clean. Comenta sobre as diversas ferramentas de captura que mais gosta e utiliza, incluindo seu app favorito.

Veja no youtube ou logo abaixo:

Então, gostou? Deixe seus comentários e dúvidas logo abaixo, nos comentários!
No próximo capítulo (parte 2):

Conhecendo o sistema do David – primeiro os papéis

Grande abraço

Marcia Sisi

Entrevistado: David Allen

Entrevistador: Daniel Burd

Tradução e legendas: Jacques Zetune

Edição de vídeo : Bruna Santos Azevedo

Regulação emocional: saiba o que é, como adquirir e benefícios

Controlar as próprias emoções é algo benéfico não apenas para as questões pessoais. A regulação emocional, prática que trabalha o controle gradual e inteligente dos sentimentos durante experiências e acontecimentos, é também uma ferramenta poderosa para a carreira e a vida profissional.

Entretanto, regular as emoções têm pouco a ver com alívios de curto prazo e compensações momentâneas para lidar com a ansiedade ou o nervosismo, trazidos por alguma situação desagradável. É um trabalho que exercita o entendimento, a identificação e a modulação das próprias reações.

Separamos as principais vantagens trazidas pela regulação emocional para o equilíbrio da vida profissional e corporativa, bem como os caminhos para começar a trabalhar essa competência. Confira a seguir. Continue lendo “Regulação emocional: saiba o que é, como adquirir e benefícios”

Aprenda agora como gerenciar metas e atingir objetivos

Com um cotidiano tão corrido exigindo a habilidade de ser multitarefa em diferentes aspectos pessoais e profissionais, saber como gerenciar metas tornou-se um grande desafio para a conclusão de projetos de qualquer natureza.

Nesse sentido, driblar a agenda caótica para concretizar sonhos exige saber trabalhar as prioridades e definir um cronograma para concluir tudo o que se deseja realizar. Por isso, os objetivos e metas são a parte mais importante de um plano estratégico, já que descrevem o que você deseja como resultado.

Em outras palavras, o grande segredo está na organização, visão do propósito e empenho. Juntos, esses esforços formam a energia necessária para alcançar os seus objetivos. Quer saber como gerenciar metas da melhor maneira? Continue conosco nas próximas linhas.

O que é possível fazer para gerenciar metas?

Uma ótima maneira de gerenciar metas com eficiência parte da criação de um plano de ação claro e realizável. Mas, para tirá-lo do papel, é imprescindível considerar todas as distrações a serem evitadas e maus hábitos a abandonar a fim de dar lugar ao trabalho árduo e sério, livre de “desperdiçadores” de tempo.

Veja algumas ideias de como gerenciar metas na prática.

Descreva suas metas e objetivos com clareza

Escrever frases isoladas no papel ou em um arquivo no computador não significa que suas metas têm a clareza necessária para tornar possível seu cumprimento. Peter Drucker, o austríaco considerado pai da Administração, notou isso bem antes de nós e criou o método de configuração de metas SMART. Esta palavra, que pode ser traduzida como “esperto”, é, na verdade, um acrônimo que resume como suas metas e objetivos devem ser apresentados:

  • Specific (específico);
  • Measurable (mensurável);
  • Achievable (atingível ou alcançável);
  • Relevant (relevante);
  • Time-based (baseada em prazos).

Estabeleça prazos

A definição de prazos é eficaz porque eles ajudam a regular o gerenciamento das suas metas e das tarefas necessárias para atingi-las. Consequentemente, também criam em você uma motivação intrínseca.

Desse modo, atribua prazos a cada etapa para garantir que tudo seja concluído em tempo hábil. Para isso, você pode reservar um horário em sua agenda para se dedicar a essas tarefas e definir o prazo limite para finalizar cada item.

Adote bons hábitos

O hábito tem uma força superior em nossas vidas, uma vez que a maioria das nossas ações envolve a criação de hábitos. Para abordar esse tema, o jornalista norte-americano Charles Duhigg escreveu o best-seller O Poder do Hábito.

Na obra, ele explica como a adoção de hábitos fundamentais e a eliminação de maus hábitos facilitam o gerenciamento total da sua vida, seja para emagrecer, seja para ganhar dinheiro. Assim, com bons hábitos, será muito mais fácil administrar seu tempo geral e evitar procrastinação ou desorganização.

Como gerenciar metas com auxílio do Treinamento Mind?

O Treinamento Mind é baseado nas técnicas de Mindfulness (atenção plena). Trata-se de uma abordagem integrativa, baseada no corpo e na mente, que ajuda as pessoas a gerenciarem seus pensamentos, sentimentos e saúde mental.

Por meio de técnicas como meditação, respiração e ioga, o Treinamento Mind contribui para que os indivíduos se tornem mais conscientes de seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais. Com isso, pode fornecer mais percepção das emoções, aumentar a atenção e a concentração e melhorar as relações interpessoais.

Como gerenciar metas e atingir objetivos depende fundamentalmente de esforço, dedicação e persistência, ao aprendermos a administrar nossos pensamentos, será mais fácil conseguir concentração e equilíbrio, afastar a procrastinação e definir as prioridades para o sucesso de nossos projetos.

Quer saber mais como o Treinamento Mind pode auxiliar você, seus amigos, colegas de trabalho e, até mesmo, sua empresa? Entre em contato conosco. Teremos o prazer de sanar todas as suas dúvidas.

Descubra aqui como lidar com a competição no ambiente de trabalho

É natural que exista competição no ambiente de trabalho, afinal de contas, são grupos de profissionais reunidos e interessados em progredir em suas carreiras.

Sentimentos competitivos no trabalho podem, inclusive, desencadear momentos de intensa autorreflexão e serem bons, tanto para você quanto para o negócio. Digamos que você veja alguém cuja carreira está decolando e se pergunta qual ponto está impedindo sua própria ascensão. Nesse contexto, estar em um ambiente competitivo pode contribuir para que você saia da sua zona de conforto e invista em seu progresso.

Porém, quando a competição é alta ― até mesmo estimulada por gerentes que encorajam negativamente as equipes ―, a convivência realmente pode ficar difícil e tornar o lugar um ambiente altamente estressante e insalubre.

Então, como lidar com a competição no ambiente de trabalho para garantir a preservação das boas relações interpessoais e, consequentemente, de sua saúde mental? Confira nossas dicas neste artigo. Continue lendo “Descubra aqui como lidar com a competição no ambiente de trabalho”

Afinal, como estabelecer o equilíbrio do corpo, mente e espírito?

Vivemos em um mundo concentrado principalmente no bem-estar físico ― que inclui alimentação saudável, corpo em forma e aparência atraente. Mas, quanto o equilíbrio da mente é levado em consideração nesse conjunto, especialmente com o cotidiano atribulado e estressante em que vivemos?

Como mente, corpo e espírito estão intrinsecamente interligados, encontrar estabilidade é essencial para afastar transtornos psíquicos e garantir a saúde mental ― uma preocupação que vem sendo alvo de campanhas na própria OMS (Organização das Nações Unidas). Para a entidade, o conceito de saúde supera a “ausência de doenças” e configura um “completo bem-estar físico, mental e social”.

Vamos falar sobre como conquistar esse equilíbrio? Continue a leitura deste artigo.

Continue lendo “Afinal, como estabelecer o equilíbrio do corpo, mente e espírito?”

Quando postergamos tarefas

“Deixa isso esperando um pouco. Depois eu faço. Amanhã…” Quem nunca postergou que atire a primeira pedra!

 

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Procrastinar x postergar. Existe diferença?

 

A única diferença entre procrastinar e postergar é que uma adia para amanhã e a outra adia para depois. Tanto faz usar uma ou outra – o que importa é que sua tarefa não será feita hoje ou no prazo que você havia estipulado.

Mas, se era para hoje, por que estamos adiando?


Se for um compromisso assumido com outra pessoa,  geralmente você se obriga a cumprir. Mas se for assumido apenas com você mesmo, então pode adiar sem problemas. É isso? Continue lendo “Quando postergamos tarefas”

Como manter o e-mail em dia mesmo em viagens a trabalho

  

Como manter o e-mail em dia mesmo em viagens a trabalho

Foto por Anete Lūsiņa em Unsplash

 

Quem viaja bastante a trabalho sabe que não é fácil manter uma rotina de acompanhamento, leitura e resposta aos e-mails. Neste artigo, traremos algumas dicas de acordo com o método GTD para que você mantenha a sua caixa de entrada sob controle mesmo em meio a uma viagem a trabalho e tantos compromissos.

 

Continue lendo “Como manter o e-mail em dia mesmo em viagens a trabalho”