MIND – Programa Corporativo para Mais Foco e Menos Stress com a Prática da Meditação

Na década de 70 ninguém fazia ginástica

Na década de 70 fazer ginástica era algo para poucos, quase ninguém fazia. Hoje, ninguém contesta os benefícios das atividades físicas para nossa saúde física e mental, sem falar para nossa produtividade. A Meditação provavelmente percorrerá o mesmo caminho. Deixará de ser uma atividade em que poucos reconhecem os seus benefícios, para se tornar uma atividade rotineira para o cuidado e o aprimoramento da mente e da performance. O volume de pesquisas dedicadas ao tema Meditação é colossal e seus benefícios estão mais do que comprovados.

Com base na metodologia MBSR, desenvolvida por Jon Kabat-Zinn, (PhD em biologia molecular pelo MIT), a Call Daniel desenvolveu o Mind – Programa para Redução do Stress com a prática de Meditação para o público corporativo.clique aqui para voltar para o início.

Benefícios da meditação para empresas

Através da redução nos níveis de stress dos colaboradores, as empresas obtém estes benefícios:

      • Maior efetividade organizacional com um ambiente empresarial mais efetivo e harmonioso.
      • Melhoria na qualidade da tomada de decisões através de um maior foco no negócio e de melhores reuniões.
      • Melhor capacidade de gerenciar equipes através de uma maior capacidade de agir sob pressão e de ser mais pró ativo.
      • Melhoria na qualidade de vida dos colaboradores com redução nas faltas por motivos de doenças.

Por que um treinamento para a Redução do Stress?

Pesquisa realizada pela Robert Half, em 12 países, indica que os profissionais brasileiros são os mais estressados do mundo.

O Stress é responsável por:

      1. Aumento do risco de infarto
      2. Acúmulo de gordura, gerando obesidade
      3. Progressão de tumores e aumento de mortes relacionadas ao câncer
      4. Perda de produtividade
      5. Depressão

Fonte: Zuardi, A, Fisiologia do stress e sua influência na saúde, USP.

Por que o uso da Meditação para a Redução do Stress?

A Meditação, como forma de exercício mental, promove os seguintes benefícios:

        1. Diminuição dos níveis de cortisol, reduzindo o stress e a ansiedade
        2. Redução da pressão sanguínea;
        3. Redução do envelhecimento (preservação da integridade dos genes)
        4. Melhora a estrutura cerebral
        5. Aprimora a capacidade de tomada de decisão executiva (aumento da massa cinzenta no córtex pré-frontal)
        6. Melhor capacidade de controle emocional

Fonte: Revista Time – Fev 2014.

Afinal o que é Meditação?

A Meditação é uma prática milenar. O ocidente se apropriou da meditação de modo cientifico quando Jon Kabat-Zinn, (PhD em biologia molecular pelo MIT), fundou a Clínica para Redução de Stress na escola de medicina na Universidade de Massachusetts em 1979.

Jon Kabat-Zinn, estudou os efeitos da meditação na redução de stress e das dores em seus pacientes. Para tal ele e sua equipe desenvolveram uma série de exercícios de Meditação que provaram-se efetivos em inúmeros casos.

Jon Kabat-Zinn, para realizar a sua pesquisa, eliminou qualquer característica não cientifica da meditação, tornando-a um exercício mental acessível à todos e desprovido de vínculos religiosos.

Anualmente são publicados mais de 400 trabalhos científicos sobre a Meditação.

O Treinamento da Redução do Stress através da Meditação

Objetivo: promover a redução do Stress e aumento da Produtividade através da meditação.

Público alvo: corporações.

Estrutura: 4 horas presenciais.

Princípios utilizados no desenvolvimento do Treinamento da Redução do Stress através da Meditação:

1. O treinamento tem que ter seus benefícios mensuráveis

2. O treinamento deve ser 100% embasado em pesquisas científicas

3. O treinamento deve ser simples, agradável e eficiente

Turmas: de 12 a 20 participantes.

Conteúdo Programático:

1. O que é o Stress e como ele afeta o nosso corpo

2. O que é a Meditação, sua história e como se pratica

3. Duas Técnicas de Meditação: Foco na Respiração e Escaneamento Corporal

4. Como incluir a Meditação no dia a dia

5. O programa de acompanhamento de 4 semanas com seu Buddy

Diferenciais do Treinamento Mind

1. Métricas: é feita uma medida de Stress antes do treinamento e uma após. Utiliza-se a escala PSS (Perceived Stress Scale) como instrumento para esta medição. A PSS é o instrumento mais utilizado mundialmente para aferição do nível de stress.

2. Continuidade: durante o treinamento vamos planejar em detalhes como se dará a prática nas 4 semanas posteriores. Será necessário que o participante se comprometa a dedicar 15 minutos diários à Meditação. Será incentivado o trabalho com Buddy (em duplas), onde um apoiará o outro na criação deste novo hábito.

3. Apoio pós treinamento: instrutores da Call Daniel, ligarão para todos os participantes duas semanas após o treinamento para saber como anda a prática.

4. Resultados comprovados: os resultados do treinamento Mind são comprovados e de impacto positivo nos clientes. Em média a redução de stress dos participantes é de 25% e a avaliação de reação indica aprovação superior a 90%.

Ainda com dúvidas?

Leia nossa FAQ sobre o Programa MIND e a Meditação